10 anos do Plantando o Bem: projeto da Santa Clara leva sustentabilidade a 2.500 crianças

07.08.2025

Notícias

Há 10 anos, a Cooperativa Santa Clara realiza, por meio do projeto Plantando o Bem, atividades voltadas à sustentabilidade e à alimentação saudável nas escolas. Nesta edição comemorativa, a iniciativa passará por 25 escolas em 13 cidades onde a Cooperativa possui atuação, com objetivo de beneficiar 2.500 crianças.

Para marcar a 10ª edição, o projeto ganhou uma nova identidade visual, alinhada com as novas atividades lúdicas e educativas desenvolvidas por profissionais de nutrição e pedagogia. A proposta é potencializar a interação e ampliar o impacto social da ação.

O diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra, acompanha o projeto desde sua criação e destaca a importância da iniciativa para a Cooperativa. “Nosso propósito é ampliar o conhecimento das crianças sobre alimentação saudável e sustentabilidade ambiental. Por meio dessas ações, buscamos contribuir ativamente na formação das futuras gerações.”

As atividades são realizadas nas escolas, com o acompanhamento de equipe especializada composta por nutricionista, psicopedagoga e outros profissionais que auxiliam na estruturação, ambientação do espaço e coordenação das dinâmicas. As ações ocorrem durante um turno escolar, entre os meses de agosto e novembro, e são direcionadas a alunos do Ensino Fundamental, do 3º ao 5º ano. O programa Plantando o Bem percorre municípios onde a Cooperativa possui produtores associados e forte atuação: Carlos Barbosa, Getúlio Vargas, Casca, Salvador do Sul, Paraí, Barão, Cotiporã, São Pedro da Serra, Tapera, Estação, Fagundes Varela, Vila Maria e Veranópolis.

As ações que irão envolver as crianças incluem estímulo aos sentidos sensoriais, tarefas em grupos com alimentos, montagem de prato saudáveis, circuitos interativos e jogos da memória. Além disso, cada criança recebe um ecobag personalizável, um produto da marca Santa Clara e uma cartilha com orientações sobre alimentação saudável e atividades pedagógica complementares.

“Contribuir com a satisfação das pessoas faz parte do propósito da Cooperativa Santa Clara. Estar há uma década presente no desenvolvimento dessas crianças promovendo sustentabilidade e alimentação saudável, reforça nosso papel como cooperativa de alimentos,” continuou Alexandre.

Como forma de agradecimento à parceria das escolas, a Santa Clara entrega um azulejo personalizado alusivo ao projeto, representando a passagem da ação pelo local.

Criado em 2016, o Plantando o Bem, já impactou mais de 27 mil alunos, em mais de 100 escolas de 20 municípios. Ao longo das edições, promoveu teatros educativos, plantio de hortas, oficinas de culinária saudável e palestras, consolidando-se como um instrumento de transformação social e ambiental. Em 2024, o projeto foi reconhecido, pela terceira vez, com o prêmio Top de Marketing, na categoria Agro, reafirmando o compromisso da Santa Clara com iniciativas sérias e de grande impacto no Estado.

Sobre a Santa Clara:  

A Santa Clara faz história há 113 anos, o que a torna a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente através de seus quase 5 mil associados, em 153 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial e 31 unidades de varejo, entre supermercados, mercados agropecuários e farmácia, nos municípios onde possui associados. Seu portfólio inclui produtos de Laticínios, Frigorífico, Doces, Food Service, bebidas proteicas e a Linha de Iogurtes.